segunda-feira, 16 de abril de 2012
DA GENTE QUE EU GOSTO.
Eu gosto de gente que vibra, que não tem de ser empurrada, que não tem de dizer que faça as coisas, mas que sabe o que tem que fazer e que faz. A gente que cultiva sues sonhos até que esses sonhos se apoderam de sua própria realidade.
Eu gosto de gente com capacidade para assumir as conseqüências de suas ações, de gente que arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, que se permite, abandona os conselhos sensatos deixando as soluções nas mãos de Deus.
Eu gosto de gente que é justa com sua gente e consigo mesma, da gente que agradece o novo dia, as coisas boas que existem em sua vida, que vive cada hora com bom animo dando o melhor de si, agradecido de estar vivo, de poder distribuir sorrisos, de oferecer suas mãos e ajudar generosamente sem esperar nada em troca.
Eu gosto da gente capaz de me criticar construtivamente e de frente, mas sem me lastimar ou me ferir. Da gente que tem tato. Gosto da gente que possui sentido de justiça. A estes chamo de meus amigos.
Eu gosto da gente que sabe a importância da alegria e a pratica. Da gente que por meio de piadas nos ensina a conceber a vida com humor. Da gente que nunca deixa de ser animada.
Eu gosto de gente sincera e franca, capaz de se opor com argumentos razoáveis a qualquer decisão.
Gosto de gente fiel e persistente, que no descansa quando se trata de alcançar objetivos e idéias.
Eu gosto da gente de critério, a que não se envergonha em reconhecer que se equivocou ou que não sabe algo. De gente que, ao aceitar seus erros, se esforça genuinamente por não voltar a cometê-los. De gente que luta contra adversidades. Gosto de gente que busca soluções.
Eu gosto da gente que pensa e medita internamente. De gente que valoriza seus semelhantes, não por um estereotipo social, nem como se apresentam. De gente que não julga, nem deixa que outros julguem. Gosta de gente que tem personalidade.
Eu gosto da gente que é capaz de entender que o maior erro do ser humano é tentar arrancar da cabeça aquilo que não sai do coração.
A sensibilidade, a coragem, a solidariedade, a bondade, o respeito, a tranqüilidade, os valores, a alegria, a humildade, a fé, a felicidade, o tato, a confiança, a esperança, o agradecimento, a sabedoria, os sonhos, o arrependimento, e o amor para com os demais e consigo próprio são coisas fundamentais para se chamar GENTE.
Com gente como essa, me comprometo, para o que seja, pelo resto de minha vida... já que, por tê-los junto de mim, me dou por bem retribuído.
Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber reviver.
A glória não consiste em não cair nunca, mas em levantar-se todas as vezes que seja necessário.
E ISSO É ALGO QUE MUITO POUCA GENTE TEM O PRIVILEGIO DE PODER EXPERIMENTAR.
Bem aventurados aqueles que já conseguiram receber com a mesma naturalidade o ganhar e o perder, o acerto e o erro, o triunfo e a derrota...
(Mário Benedetti)
sexta-feira, 30 de março de 2012
O Homem e A Mulher
O homem é a mais elevada das criaturas; A mulher é o mais sublime dos ideais. O homem é o cérebro; A mulher é o coração. O cérebro fabrica a luz; O coração, o AMOR. A luz fecunda, o amor ressuscita. O homem é forte pela razão; A mulher é invencível pelas lágrimas. A razão convence, as lágrimas comovem. O homem é capaz de todos os heroísmos; A mulher, de todos os martírios. O heroísmo enobrece, o martírio sublima. O homem é um código; A mulher é um evangelho. O código corrige; o evangelho aperfeiçoa. O homem é um templo; a mulher é o sacrário. Ante o templo nos descobrimos; Ante o sacrário nos ajoelhamos. O homem pensa; a mulher sonha. Pensar é ter , no crânio, uma larva; Sonhar é ter , na fronte, uma auréola. O homem é um oceano; a mulher é um lago. O oceano tem a pérola que adorna; O lago, a poesia que deslumbra. O homem é a águia que voa; A mulher é o rouxinol que canta. Voar é dominar o espaço; Cantar é conquistar a alma. Enfim, o homem está colocado onde termina a terra; A mulher, onde começa o céu. Victor Hugo
O homem é a mais elevada das criaturas; A mulher é o mais sublime dos ideais. O homem é o cérebro; A mulher é o coração. O cérebro fabrica a luz; O coração, o AMOR. A luz fecunda, o amor ressuscita. O homem é forte pela razão; A mulher é invencível pelas lágrimas. A razão convence, as lágrimas comovem. O homem é capaz de todos os heroísmos; A mulher, de todos os martírios. O heroísmo enobrece, o martírio sublima. O homem é um código; A mulher é um evangelho. O código corrige; o evangelho aperfeiçoa. O homem é um templo; a mulher é o sacrário. Ante o templo nos descobrimos; Ante o sacrário nos ajoelhamos. O homem pensa; a mulher sonha. Pensar é ter , no crânio, uma larva; Sonhar é ter , na fronte, uma auréola. O homem é um oceano; a mulher é um lago. O oceano tem a pérola que adorna; O lago, a poesia que deslumbra. O homem é a águia que voa; A mulher é o rouxinol que canta. Voar é dominar o espaço; Cantar é conquistar a alma. Enfim, o homem está colocado onde termina a terra; A mulher, onde começa o céu. Victor Hugo
domingo, 25 de março de 2012
“Cada vez que São Paulo tentava explicar o significado da cruz, ele dizia: ‘É loucura!" Não tentem os inteligentes compreender o significado de um homem morrer pelos pecadores, não tentem compreender o significado da morte de um homem que não tinha culpa alguma por um povo culpado. Não tentem entender…
A mesma coisa eu digo a você: não tente entrar na lógica dos amores que você ama! Você vai ficar louco ou vai ser considerado louco, porque você leva o mesmo prejuízo da cruz cada vez que você ama, e não há nada que possa nos identificar mais com o Cristo Crucificado do que o momento em que amamos alguém, sabe por quê?
Porque é o momento que você toca aquilo que você tem de mais precioso e puro, é o momento que você descobre dentro de você todo aquele sentimento mais puro, por uma razão muito simples, é a água mais limpa que Deus deu a você; é a sua capacidade de amar.
Não estou falando dos amores interessados. Eu não estou falando das amizades interesseiras, dos casamentos por conveniência, não! Eu estou falando do momento em que você se volta para aquele que não merece o seu amor, e, mesmo assim, o ama com toda a capacidade do seu coração. É disso que eu estou falando…
Eu tenho a alegria de poder dizer que nessa vida eu levo o prejuízo o tempo todo. Mas eu me elevo em cada prejuízo que levo, porque cada vez que consigo amar sem interesse, cada vez que posso me doar a alguém, é o meu coração que ganha em qualidade. E você sabe muito bem disso!
Quantas vezes o seu amor pareceu prejuízo aos olhos dos outros, quantas vezes as pessoas olharam para você e disseram: “você é um idiota”, “você é um louco!”. Não importa! Não importa o que dizem! É o que você tem de mais puro, é o que você tem de mais precioso…
Mas aí você pode dizer com essa frase que Lulu santos escolheu para colocar nesta música: “o que eu ganho e o que eu perco, ninguém precisa saber!”
“O que você ganha e o que você perde ninguém precisa saber, é seu!”
Padre Fabio de Melo
quarta-feira, 21 de março de 2012
Caixa em forma de coração
Dentro de mim há uma caixa
em forma de coração
onde guardo tudo o que se passa
transformado em recordação...
Dentro de mim há uma caixa
cheia de dúvidas...perguntas cujas respostas estão perdidas
e não posso de mim mesma retirar,
nas entrelinhas elas foram escondidas...
mas que um dia elas hão de aparecer
de algum lugar que mal posso imaginar...
mas que elas venham a retirar da velha caixa
as dúvidas que me impedem de sonhar...
Dentro de mim há uma caixa
que é esquisita...toda cheia de remendos
tecidos pelo tempo...que com suas imensas asas
cobriram espaços...deixados por sofrimentos...
Dentro de mim há uma caixa
cheia de imperfeição...
muitos pensam assim...quando machucam...
ao enfeitá-la com a doce ilusão...
Dentro de mim há uma caixa
onde quero guardar tudo o que é bom...
jogar fora todas as tristes lembranças
que me fizeram crer que tenho uma caixa
no lugar de um coração...
segunda-feira, 12 de março de 2012
Texto publicado no informativo: Na trilha do DNJ 2011.
Qual o rosto que você quer ter? Juventude tempo presente e juventude tempo futuro?
Quando nos colocamos a perguntar o rosto que queremos, os sonhos que desejamos ter, ficamos muitas vezes inseguros, com medo, pensando nos desafios que uma resposta mal formulada mude completamente nosso rumo, nossa vida.
Queremos ter o rosto de uma juventude irresponsável, inconsequente, imatura? Ou um rosto de uma juventude comprometida com a fé, com a sociedade, com a justiça, com a verdade? Na juventude presente é momento de escolhas, então o que escolher? Eu escolho a
melhor parte, como Maria, irmã de Lázaro que ficou a escutar Jesus (Lc 10, 38-42). A escutar o mestre, o Senhor, e esse momento presente temos que saber escolher, para que o tempo futuro seja de conquistas e de colheitas agradáveis.
O livro de Eclesiastes 3, 2-8 nos coloca que debaixo do céu há um tempo para cada coisa, tempo de nascer e de morrer, tempo para falar e para calar. Mas em muitos momentos atropelamos o tempo certo e acarretamos uma série de erros por não viver o tempo certo. Uma das coisas que está debaixo do céu e que é pertinente para nós jovens do tempo presente é viver o tempo certo para namorar, viver a castidade. Enquanto tantos falam que é bobagem “esse negócio de castidade”, podemos comprovar através do 6º mandamento da lei de Deus, a tamanha importância deste clamor do Senhor para nossas vidas.
Quando coloco qual o rosto que queremos ter? É por que a sociedade que ver algo diferente em nós, por isso não podemos ser igual a tudo o que se ver, mas sim, que nos deixemos transfigurar pela palavra de Deus, deixemos Jesus curar nossas feridas, deixemos o Espírito Santo falar em cada um de nós. Possamos assim, ter no rosto presente, um semblante cheio de esperança para o futuro próximo. Portanto, caros jovens, sejam adoradores do Senhor, conheçam e amem cada vez mais a nossa igreja, sejam juventude que luta pela santidade. Como diz um texto parafraseado de discursos do Beato João Paulo II: “Precisamos de Santos de calças jeans e tênis, que vão ao cinema, passeiam com os amigos, precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade, precisamos de Santos que tenham todos os dias tempo para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade ou que consagrem sua castidade... Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos.”
Esse texto fala de hoje, do que somos chamados a ser, Santos no tempo presente, e Ser SANTO sem deixar de Ser JOVEM. Pois o futuro depende muito da resposta e do rosto que queremos deixar, para o futuro.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
História da Cruz da JMJ
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)
Fonte: www.jmjbrasil.com.br
terça-feira, 12 de julho de 2011

Nova unção, tempo novo, chuva da primavera.
Essas são palavras que vem sendo presente dentro da RCC, é o Senhor que deseja nos amadurecer, fazer com que essa árvore que cresceu, e é sombra para muitos, começa a desenvolver seus frutos, que são saborosos, frutos - pessoas- conscientes da missão e do chamado que Deus faz.
E para que vivamos essa missão é necessário depois da chuva do outono que já caiu e a semente que se encontrava na terra cresce-se, então, agora para esse momento é preciso esta chuva da primavera, e Deus está sim, derramando a chuva por ver a necessidade do seu povo, como este projeto sentinela da manhã que é um projeto de vida para esse frutos, os frutos que precisam se desenvolver para viver esse novo tempo, o tempo da graça, para ir a terra que o Senhor nos dará e fará com que recolhamos o trigo o vinho e o óleo.
Assinar:
Postagens (Atom)




