segunda-feira, 12 de março de 2012
Texto publicado no informativo: Na trilha do DNJ 2011.
Qual o rosto que você quer ter? Juventude tempo presente e juventude tempo futuro?
Quando nos colocamos a perguntar o rosto que queremos, os sonhos que desejamos ter, ficamos muitas vezes inseguros, com medo, pensando nos desafios que uma resposta mal formulada mude completamente nosso rumo, nossa vida.
Queremos ter o rosto de uma juventude irresponsável, inconsequente, imatura? Ou um rosto de uma juventude comprometida com a fé, com a sociedade, com a justiça, com a verdade? Na juventude presente é momento de escolhas, então o que escolher? Eu escolho a
melhor parte, como Maria, irmã de Lázaro que ficou a escutar Jesus (Lc 10, 38-42). A escutar o mestre, o Senhor, e esse momento presente temos que saber escolher, para que o tempo futuro seja de conquistas e de colheitas agradáveis.
O livro de Eclesiastes 3, 2-8 nos coloca que debaixo do céu há um tempo para cada coisa, tempo de nascer e de morrer, tempo para falar e para calar. Mas em muitos momentos atropelamos o tempo certo e acarretamos uma série de erros por não viver o tempo certo. Uma das coisas que está debaixo do céu e que é pertinente para nós jovens do tempo presente é viver o tempo certo para namorar, viver a castidade. Enquanto tantos falam que é bobagem “esse negócio de castidade”, podemos comprovar através do 6º mandamento da lei de Deus, a tamanha importância deste clamor do Senhor para nossas vidas.
Quando coloco qual o rosto que queremos ter? É por que a sociedade que ver algo diferente em nós, por isso não podemos ser igual a tudo o que se ver, mas sim, que nos deixemos transfigurar pela palavra de Deus, deixemos Jesus curar nossas feridas, deixemos o Espírito Santo falar em cada um de nós. Possamos assim, ter no rosto presente, um semblante cheio de esperança para o futuro próximo. Portanto, caros jovens, sejam adoradores do Senhor, conheçam e amem cada vez mais a nossa igreja, sejam juventude que luta pela santidade. Como diz um texto parafraseado de discursos do Beato João Paulo II: “Precisamos de Santos de calças jeans e tênis, que vão ao cinema, passeiam com os amigos, precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade, precisamos de Santos que tenham todos os dias tempo para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade ou que consagrem sua castidade... Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos.”
Esse texto fala de hoje, do que somos chamados a ser, Santos no tempo presente, e Ser SANTO sem deixar de Ser JOVEM. Pois o futuro depende muito da resposta e do rosto que queremos deixar, para o futuro.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
História da Cruz da JMJ
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)
Fonte: www.jmjbrasil.com.br
terça-feira, 12 de julho de 2011

Nova unção, tempo novo, chuva da primavera.
Essas são palavras que vem sendo presente dentro da RCC, é o Senhor que deseja nos amadurecer, fazer com que essa árvore que cresceu, e é sombra para muitos, começa a desenvolver seus frutos, que são saborosos, frutos - pessoas- conscientes da missão e do chamado que Deus faz.
E para que vivamos essa missão é necessário depois da chuva do outono que já caiu e a semente que se encontrava na terra cresce-se, então, agora para esse momento é preciso esta chuva da primavera, e Deus está sim, derramando a chuva por ver a necessidade do seu povo, como este projeto sentinela da manhã que é um projeto de vida para esse frutos, os frutos que precisam se desenvolver para viver esse novo tempo, o tempo da graça, para ir a terra que o Senhor nos dará e fará com que recolhamos o trigo o vinho e o óleo.
quarta-feira, 8 de junho de 2011

Por que Sentinela?
Sentinela é aquele que vela, que guarda, que está atento.
Quando a Igreja convoca a juventude a ser sentinela da manhã, é colocando nas mão dos jovens um projeto de vida ousado, desafiador, revolucionário e necessário nos tempos de hoje, um projeto que leva a refletir que é preciso está atentos e vigilantes, que ser jovem não é ser irresponsável, mais sim portadores e anunciadores da verdade e construtores do amanhã.
No livro de I Crônicas 9,26 nos diz: "os quartos chefes dos porteiros, que eram levitas, ficaram constantemente em função, tendo ainda que vigiar os depósitos e os tesouros da casa Deus". A juventude é chamada a ser vigia dos tesouros da casa Deus, que são:fé, doutrina católica, a palavra de Deus, Eucaristia, santidade, entre outros.
Que esse tema enquite a juventude brasileira, para SER SENTINELA, aquele que não se cansa, que não para de lutar, que vigia e que guarda.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Ganhei uma Flor!

Hoje pela manhã encontrei minhas duas vizinhas especiais: Amanda e Nauanda gêmeas dois anos de idade, lindas. Sempre pela manhã elas saem com a babá para passear, eu estava na porta de minha casa quando elas estavam chegando do passeio, então falei para Amanda "Oi Amandinha linda"! Ela parou e olhou para mim com aqueles olhos verdes e não disse nada, olho para a flor que carregava na mão estendeu os braços e me deu, e foi para a casa dela sem me falar uma palavra, mais que o seu gesto nunca na minha vida irei esquecer, como eu precisava ganhar aquela flor tão simples, tão pequena, mais de um siginifica grande.
Ganhei uma flor!
Ganhei o dia!
Assinar:
Postagens (Atom)





